Trabalhos Publicados

Dica de navegação: A função de pesquisa de seu navegador [Control+F no Windows e Linux, Command+F no MacOS X] pode ser usada para localizar um artigo ou autor específicos.

Eixo Temático: Relatos de Experiências em Informática na Educação

Reflexões sobre o uso de jogos eletrônicos nas aulas de Língua Inglesa: contribuições atingidas

Talismara Pereira (Universidade Paranaense)

Reflexões sobre um curso de produção de atividades através do programa Ensino de Línguas On-line (ELO)

Greice da Silva Castela, Jocielly Marques de Oliveira Citon (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Analice de Oliveira Rodrigues (Universidade Paranaense)

A Experiência dos Alunos de Iniciação Científica no Projeto Xlupa e os Reflexos da Pesquisa em sua Formação

Jorge Bidarra, Clodis Boscarioli, Diego Rodrigo Hachmann, Odair Moreira de Souza, Cleiton Fiatkoski Balansin (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Um relato de experiência de inclusão das tecnologias na escola pública do estado de Mato Grosso

Egeslaine de Nez, Elisângela Mazei da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso)

Uma experiência interdisciplinar na formação em saúde envolvendo a Temática dos Transtornos Alimentares

Claudia Tramontt, Bruna Senna Rodrigues, Cristine da Silva Medeiros, Caroline Tozzi Reppold, Cleidilene Ramos Magalhães, Lucia Marques Estenzel, Carolina Stur Trindade (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Utilização dos Laboratórios de Informática como ferramenta de apoio a educação em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR

Clenya Rejane Barros de Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), José César Silva Cerqueira (Faculdade Atual da Amazônia)

Eixo Temático: Capacitação e Formação Continuada

Capacitação Docente com Vistas ao Desenvolvimento de Competências para a Prática Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa

Lívia Regina Nogueira dos Santos, Ana Carolina Greef, Doralice Lopes Bernardoni, Andreia Luciana Carvalho da Silva, Denise Fukumi Tsunoda, Maria do Carmo Duarte de Freitas (Universidade Federal do Paraná)

A formação do professor de Matemática: relação entre uma abordagem construcionista e recursos tecnológicos

Anvimar Galvão Gasparello, Carlos Henrique Wiens, Isabel Cristina Lombardi, Paulo César Sanfelice, Rudinei José Miola, Vera Lúcia L. Petronzelli (Editora Positivo Ltda)

A Tecnologia Educacional e a Formação de Professores: Oficina de Geometria Dinâmica

Anderson Roges Teixeira Góes (Universidade Federal do Paraná/Secretaria Municipal de Educação de Araucária), Heliza Colaço (FAE São José - Centro Universitário), Luciane Souza de Jesus Telles, Rosilene Caetano Lago (Secretaria Municipal de Educação de Araucária)

Aprendizagem Colaborativa por meio de Computador na Educação Superior: discurso e efetividade

Maria Aparecida de Faria Gomes, Tereza Cristina Monteiro Cota, Anisiane da Conceição Siqueira Ribeiro Procópio, Natália Silva Macedo, Thayrone Ferreira Rodrigues Ribeiro (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais)

Levantamento sobre Disciplinas de Informática em Cursos de Licenciatura e Considerações a respeito da Formação Docente e o Uso da Informática nas Escolas

Soraia S. Prietch, Gustavo X. Santana, Luzane Francisca Gomes, Arthur de L. Lira, Gesane Z. Queiroz, Talita Joyce B. Freire, Luis Fernando Refatti, Hermano de M. Lyra Filho, Maurício M. Marques, Mirian S. Riva, Tutankamon Magnum A. Galeano, Telma de O. Baia, Liana S. L. Mesquita (Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de Rondonópolis)

Avaliação dos programas oficiais de formação continuada de professores para a utilização dos laboratórios de informática da rede pública municipal de ensino de Boa Vista/RR

Augusto César Almeida de Jesus (CARDAN Ltda.), Clenya Rejane Barros de Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), José César Silva Cequeira (Faculdade Atual da Amazônia)

Eixo Temático: Técnicas e Metodologias de Ensino/Aprendizado

O fazer pedagógico e a construção do conhecimento em contextos de emprego de tecnologias digitais em sala de aula

Beatriz Helena Dal Molin (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Francisco Antonio Pereira Fialho (Universidade Federal de Santa Catarina)

A integração das tecnologias à prática pedagógica do professor de Geografia

Inez Eliane Ballão de Bastiani (Secretaria de Estado da Educação - Colégio Estadual Duque de Caxias), Wanda Terezinha Pacheco dos Santos (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná)

Concepção de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Programação de Computadores: A Prática Docente

Andreia de Jesus (Faculdades Integradas do Brasil), Glaucia Silva Brito (Universidade Federal do Paraná)

Pesquisa sócio-interacionista: uma aplicação no ensino de tecnologia

Adelson Siqueira Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Avaliar para Desenvolver Habilidades e Nivelar: Metodologia de Avaliações Online como Apoio ao Ensino e a Aprendizagem de Classificação Documentária

Márcia Gonçalves de Oliveira, Elias Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo)

MÉTODO NIHEI: Análise da Junção de WebQuest com Web Semântica em Sala de Aula

Tatiana Simas Silva (Universidade Católica do Salvador), Eduardo Manuel de Freitas Jorge (Instituto Recôncavo de Tecnologia)

Eixo Temático: Educação a Distância e Apoio a Educação Presencial

O Processo EAD e a Formação de Professores no Contexto da Educação a Distância: um Relato de Experiência

Janice Parizotto (SEED - Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná), Claudia Brandelero Rizzi (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Processos de Avaliação dos Pólos de EaD/UAB no Paraná

Antonio Kaminski Alves (FAAB e Escola Jd. Sta. Felicidade)

A Formação de Professores da Educação Básica, Modalidade Educação a Distância (EAD), Frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, sob a Ótica Freireana

Leociléa Aparecida Vieira, Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Angela de Castro Correia Gomes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Ezequiel Westphal (Instituto Federal do Paraná)

Educação à Distância para Profissionais de Saúde: relato do curso sobre “Os Dez Passos da Alimentação Saudável para Crianças Menores de Dois Anos?

Fernanda Rauber, Márcia Regina Vitolo, Carolina Sturm Trindade (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Ambientes e recursos virtuais: mudanças de práticas no apoio a aulas presenciais

Lafayette Batista Melo (Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba)

Eixo Temático: Políticas Educacionais e Inclusão Digital

Inclusão Digital através do Projeto InfoSocial: limites e possibilidades

Pétterson V. Pramiu, João Paulo Colet Orso, Naimara V. Prado, Guilherme Galante, Claudia Brandelero Rizzi, Lucas P. Batistussi, Carin R. Redel, Jorge Bidarra, Rogério L. Rizzi (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Reflexões sobre políticas públicas nas práticas educacionais com uso de tecnologias em um Brasil integrado

Rosângela dos Santos Corrêa, Francisca de Oliveira Cruz, Eloiza da Silva Gomes Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ecivaldo de Souza Matos (Universidade de São Paulo)

A Inclusão Digital como proposta educacional no Assentamento Estrela em Ortigueira/PR

Maria Salete Marcon Gomes Vaz, Geisla de Albuquerque Melo, Jonas Roberto Schaurich, Drielli Peyerl (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Desafio da Inclusão Digital mediada pela Internet e o uso da Biblioteca Virtual do Amazonas

Marcio Silveira Nascimento (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas)

Eixo Temático: Sociedade, Internet e Acessibilidade

O que os alunos das séries finais do ensino fundamental fazem com o lixo eletrônico?

Eduarda Maria Schneider, Luciana Paula Vieira, Ana Carolina de Sousa, Daniela Frigo Ferraz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

O Lixo Computacional na Sociedade Contemporânea

Alexandre Mondaini Calvão, Daniel Edward Rose, Débora de Sousa Ribeiro, Renato Lima Almeida, Mário Henrique Braga D’ Almeida, Rosângela Lopes Lima (Universidade Federal Fluminense)

Interface 3D para Acessar Conteúdo Digital

Eduardo Magalhães Sampaio, Thomas de Araújo Buck (Universidade Salvador)

A Web 2.0 Desconstruindo Preconceitos: Website da Convivência Universitária e do Projeto Visibilidades

Patrícia Junqueira Grandino, Marcos Pereira da Soledade, Victor Marin Vasconcellos (Universidade de São Paulo)

Comunicação Dialógica em Rede: Análise da Rede dos Núcleos de Tecnologia Educacional da Bahia

Claudia Pinto Pereira Sena, Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza, Elmara Pereira de Souza, Maria Aparecida da Silva Modesto, Maria Teresinha Tamanini Andrade (Universidade Federal da Bahia)

Eixo Temático: Ambientes de Aprendizagem

Plataforma de Apoio a Aprendizagem: Desenvolvimento do Currículo Conjugado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Marilda Massucatto Braga (Pontifícia Universidade São Paulo)

Um Ambiente Computacional de Apoio à Aprendizagem de Instruções Assembly

Gabriel Costa Silva (Universidade Paranaense), Rafael Cassolato de Meneses (Universidade Estadual de Maringá)

Concepção de Ambiente Computacional Assistivo para Apoio ao Ensino: Administrando Necessidades e Restrições

Sarajane Marques Peres, Leandro Hirata, Edmir P. V. Prado, Rafael Chies, Rosana R. S. Vargas (Universidade de São Paulo)

Avaliação de Objeto de Aprendizagem de Matemática por educadores de EJA – da Fundamentação Pedagógica e de Conteúdo

Zorália Brito das Chagas Vasconcelos, Cleosanice Barbosa Lima, Raimunda Rosany Magalhães (Universidade Estadual do Ceará/IFCE)

Ambiente de Apoio à Aprendizagem para Navegação Web: A Ferramenta PrivPerson

Luanna Lopes Lobato (Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de Goiás), Thiago Jabur Bittar (Universidade de São Paulo)

Eixo Temático: Software Educacional

VIACORPO – Viagem pelo Corpo Humano: Um RPG Educacional para apoio à aprendizagem de Ciências no Ensino Básico

João Alberto Fabro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Izaura Maria Carelli, Rômulo César Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Felipe Humberto Moreno, Michele Lopes Amorim Fabro (Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação)

Geometricampos: um Olhar Geométrico sobre a Cidade de Campos

Breno Fabrício Terra Azevedo, Gilmara Teixeira Barcelos, Ricardo José dos Santos Barcelos, Silvia Cristina Freitas Batista, Arilise Moraes de Almeida Lopes (Instituto Federal Fluminense), Maria Cristina Villanova Biazus (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

BIASE: Uma Ferramenta para a Avaliação Multidisciplinar de Softwares Educacionais Livres na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Braz Alves de Lima, Andreia de Jesus (Faculdades Integradas do Brasil)

Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais

Adelson Siqueira Carvalho, Alexandro Florentino, André Uebe, Eliane Aguiar, Maria Cristina Biazus, Rodrigo Garrett da Costa, (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto Federal Fluminense)

Matemáquina - Sistema Interativo de apoio ao Ensino da Matemática

Ronnie Edson de Souza Santos, Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães, Andrêsa Cibelly dos Santos Sobreira, Clébia Alves Bezerra, Bruno José Torres Fernandes (Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada)

Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional

Rodrigo Sevinhago, Adriana Herden, Marcos Banheti Rabbello Vallim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

A Geometria Dinâmica e o Ensino da Trigonometria

Anderson Roges Teixeira Góes (Universidade Federal do Paraná/Secretaria Municipal de Educação de Araucária), Heliza Colaço (FAE São José - Centro Universitário)

Uma ferramenta de ensino de circuitos lógicos para deficientes visuais

Igor Steinmacher, Igor Scaliante Wiese (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

SIMAEAC: Um Simulador Acadêmico para Ensino de Arquitetura de Computadores

André Barbosa Verona, João Angelo Martini, Tiago Lopes Gonçalves (Universidade Estadual de Maringá)