Apresentação
O ENINED teve a sua primeira realização no ano de 1999. Nasceu como um evento local e anual, permanecendo assim nas edições de 2000, 2001, 2002 e 2003. No ano de 2004, o evento passou à categoria estadual, com a sua reedição no ano de 2006, tornando-se, a partir de então, um evento bianual. A partir de 2009, o evento alça a condição de evento nacional atendendo, assim, a um anseio de toda uma comunidade participativa e que vem se esforçando para garantir a qualidade dos trabalhos ali desenvolvidos e apresentados. O interesse da comunidade pela sua realização referenda a afirmação ora feita. As significativas participações de pesquisadores do estado do Paraná e também, ainda nas categorias das edições anteriores, de vários profissionais oriundos de diferentes unidades da federação, são testemunhos comprovados da importância assumida pelo evento no seio da comunidade técnica e científica.
Em suas diferentes etapas, vários temas foram abordados, sempre em sintonia com o cenário da época e com as tendências. Nesse ano, mantendo essa sua linha de atuação, o ENINED traz, mais uma vez, para o foco das discussões um tema que vem provocando fortes mudanças seja no panorama mundial ou brasileiro, de um modo particular: a inovação tecnológica. Inovar é e será sempre um universo desconhecido, mas muito promissor; tanto mais quando o que está em jogo é a educação.
Mantendo a tradição, assumida desde a sua primeira realização, este evento tem como objetivos principais apresentar e divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidos, especialmente no âmbito das tecnologias educacionais, como ferramentas de apoio e de cunho metodológico, bem como permitir um diálogo aberto e interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento que atuem nessa temática.
Mais diretamente, com esse evento busca-se atingir os seguintes objetivos:
- Estabelecer um ambiente adequado para o debate, no qual docentes dos diferentes níveis da Educação, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais interessados no assunto possam de fato refletir, analisar e avaliar a aplicação de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio, não só os produzidos na área da informática, mas também aqueles desenvolvidos em outras áreas, cujas aplicações resultem em mudanças positivas na educação;
- Oportunizar condições de conscientização para o uso dessas tecnologias e metodologias associadas, não apenas em relação à sua aplicação em aulas e pesquisas, mas também no que concerne às limitações técnicas, materiais e humanas existentes no ambiente educacional;
- Divulgar os resultados de trabalhos inovadores nessa área multidisciplinar do conhecimento.