Apresentação

O ENINED teve a sua primeira realização no ano de 1999. Nasceu como um evento local e anual, permanecendo assim nas edições de 2000, 2001, 2002 e 2003. No ano de 2004, o evento passou à categoria estadual, com a sua reedição no ano de 2006, tornando-se, a partir de então, um evento bianual. A partir de 2009, o evento alça a condição de evento nacional atendendo, assim, a um anseio de toda uma comunidade participativa e que vem se esforçando para garantir a qualidade dos trabalhos ali desenvolvidos e apresentados. O interesse da comunidade pela sua realização referenda a afirmação ora feita. As significativas participações de pesquisadores do estado do Paraná e também, ainda nas categorias das edições anteriores, de vários profissionais oriundos de diferentes unidades da federação, são testemunhos comprovados da importância assumida pelo evento no seio da comunidade técnica e científica.

Em suas diferentes etapas, vários temas foram abordados, sempre em sintonia com o cenário da época e com as tendências. Nesse ano, mantendo essa sua linha de atuação, o ENINED traz, mais uma vez, para o foco das discussões um tema que vem provocando fortes mudanças seja no panorama mundial ou brasileiro, de um modo particular: a inovação tecnológica. Inovar é e será sempre um universo desconhecido, mas muito promissor; tanto mais quando o que está em jogo é a educação.

Mantendo a tradição, assumida desde a sua primeira realização, este evento tem como objetivos principais apresentar e divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidos, especialmente no âmbito das tecnologias educacionais, como ferramentas de apoio e de cunho metodológico, bem como permitir um diálogo aberto e interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento que atuem nessa temática.

Mais diretamente, com esse evento busca-se atingir os seguintes objetivos: