Apresentação

O EPAC – Encontro Paranaense de Computação, surgiu a partir de um evento local bianual, a SEMINC – Semana de Informática de Cascavel. Além da concretização de intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo a divulgação e a difusão do conhecimento e a discussão de temas específicos da computação, através das edições deste evento, têm sido notáveis as participações de acadêmicos, professores e profissionais, além da participação ativa das entidades participantes de sua organização.

Em 1999, a SEMINC foi organizada pela UNIOESTE com a parceria de outras duas faculdades a UNIVEL (União Educacional de Cascavel) e UNIPAN (União Pan-Americana de Ensino) e contou com 300 participantes. Em 2001, também organizada pelas mesmas três entidades proponentes da SEMINC anterior, 400 pessoas se inscreveram no evento. Em 2003, organizada pelas três instituições e por uma fundação municipal, a FUNDETEC (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), teve a participação de aproximadamente 500 pessoas. Após o sucesso destas três edições, a SEMINC evoluiu para um evento maior, de âmbito estadual, e passou a denominar-se Encontro Paranaense de Computação - EPAC. A primeira edição do EPAC ocorreu em 2005. Organizado novamente pelas quatro instituições responsáveis pelo evento de 2003, reuniu aproximadamente 400 participantes. A segunda edição do EPAC foi realizada em 2007 em paralelo ao V CONGED - Congresso de Tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul e envolveu, além das tradicionais promotoras do evento, instituições de ensino e pesquisa de todo o Estado do Paraná, e contou com o apoio financeiro da FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA. O evento teve a participação de 468 pessoas entre estudantes universitários, professores, profissionais da área de Computação além de outros interessados da comunidade. Neste ano de 2009 a realização da terceira edição do EPAC ocorre em paralelo à realização do I Encontro Nacional de Informática e Educação - ENINED.

A realização destes eventos possibilita maior interação entre a comunidade acadêmica e educacional, profissionais e empresas da região, estabelecendo maior integração entre os participantes, disseminando o conhecimento técnico científico entre acadêmicos, professores e profissionais da área de Computação e público em geral. Cabe ressaltar neste sentido, a qualidade alcançada pelo evento, o qual se tornou um fórum para a troca de experiências, bem como para a exposição de novas tecnologias na área da computação.

De maneira geral estes eventos possibilitam o contato de acadêmicos, professores e profissionais do estado do Paraná e demais Estados do Brasil, com profissionais de renome nacional e internacional; proporcionam meios de divulgação de pesquisas realizadas na área, por professores, alunos e profissionais; estreitam laços com outras instituições de ensino e com empresas atuantes na área; promovem a compreensão das grandes tendências e oportunidades que o avanço da tecnologia, de maneira orquestrada, tem propiciado; disseminam o conhecimento produzido no campo das tecnologias computacionais abrangendo os domínios da pesquisa, aplicação, normalização e implicações sociais e incentivam a reflexão sobre as oportunidades e riscos proporcionados pelo uso de novas tecnologias na Ciência e no Ensino.

Para isto o III EPAC está organizado em forma de minicursos, torneio de programação, workshops, palestras convidadas e sessões técnicas de apresentação dos trabalhos aceitos pelo Comitê de Programa para publicação nos Anais do evento.